Alavancando meu delivery

Você já sabe que a pandemia da Covid-19 forçou inúmeros negócios a convergirem rapidamente à algumas tendências mundiais (reuniões por meio de videoconferência, utilização de marketplaces, entregas de produtos via delivery, são alguns exemplos).

O que talvez você não saiba é que existe um importante movimento acontecendo nos mercados de food service e Delivery. Um dos maiores já presenciados, e que poucos empresários desse setor estão sabendo aproveitar. 

Segundo o instituto de pesquisa Qualibest, a quantidade de usuários que não possuíam pelo menos um aplicativo de delivery caiu de 54% em 2018 para 28% em 2020. Destacam-se os pedidos de refeição, que obteve crescimento de 26%, nesse período.

Nesse mercado, com 60%, o Ifood possui o maior Market Share e no ano de 2020 apresentou resultados assustadores como: 44,6 milhões (isso mesmo!) de entregas em um único mês, 2,5 milhões de pedidos na Black Friday e um crescimento de 50% em 6 meses!

Porém, engana-se quem credita todo esse crescimento na conta da euforia ou da casualidade gerada pela quarentena. Antes mesmo da pandemia, os aplicativos de delivery apresentavam crescimento médio maior que 100% ao ano!

Como um legítimo marketplace, o desempenho comercial do seu restaurante dentro do Ifood está diretamente relacionado à sua visibilidade dentro da plataforma. Semelhantemente aos shoppings centers que possuem praças e corredores mais visitados que outros, o Ifood entrega mais visibilidade para restaurantes que cumprem pré-requisitos estabelecidos e verificados mediante Inteligência Artificial.

A seguir, te diremos 3 práticas fundamentais para o seu desempenho no Ifood e 5 indicadores estratégicos que devem necessariamente serem gerenciados para que seu restaurante se configure no topo das listas da plataforma:

1. Tenha a categoria de mais pedidos. 

Via de regra não se implementa desconto nessa categoria. O gatilho comercial dessa categoria relaciona-se como uma espécie de atendimento personalizado, uma indicação da casa!

2. Trabalhe com combos! 

Nessa técnica de cross selling, necessariamente precisa ter fotos dos produtos e o valor do desconto (seu cliente também é seduzido pela vantagem de estar ganhando um benefício).  OBS: A ordem dos adicionais importa! (colocar no topo da lista, os adicionais que você mais quer vender)

3. Investimento em taxa grátis geram mais resultados do que cupons!

Para que seu restaurante tenha êxito e consiga usar de forma saudável a estratégia de entrega com taxa grátis, você precisa obrigatoriamente entender com clareza seus custos operacionais e margem de contribuição, para não correr o risco de praticar uma excelente ação comercial com baixa performance financeira.

A Inteligência Artificial do Ifood cruza milhares de informações e conecta seu restaurante à possíveis clientes. Distância entre restaurante e cliente, tempo de entrega, taxa de entrega, avaliações e selo de super restaurante, são alguns dos principais indicadores que a Inteligência Artificial verifica durante esse processo de visibilidade. Considera-se boas práticas:

  • Raio de entrega entre 4km e 5km
  • Avaliação a partir de 4,6
  • Tempo de entrega menor que seus concorrentes
  • Taxa de entrega menor que seus concorrentes
  • Ser super restaurante
  • Ou seja, se você estiver com o tempo de entrega em 29 min e seus concorrentes com 30 min, a Inteligência Artificial te rankeará na frente nesse critério.
  • O mesmo ocorre com os valores da taxa de entrega, a Inteligência Artificial não possui “bom senso” para avaliar que a sua taxa de entrega no valor de 6,98 é quase a mesma coisa dos 7,00 que seus concorrentes praticam, ela mais uma vez, te rankeará à frente!

Além do Ifood, você também deve cuidar e gerar conteúdo diariamente pelo Instagram e promover interações que conectem seu público da rede social ao seu link do canal de vendas próprio.

Te ensinaremos uma das técnicas comerciais mais poderosas no segmento de alimentação! Mas antes, te daremos duas dicas muito simples, porém se executadas de forma bem feitas te darão grandes resultados: 

  1. Faça no mínimo duas postagens no feed por semana! Use e abuse das fotografias e vídeos que despertem a gula dos seus seguidores (foodporns)!
  2. Além dos foodporns, mostre o dia a dia da sua operação (seus clientes gostam de se sentirem parte do seu negócio, apresente de forma descontraída sua equipe e a história da sua empresa), mostre a procedência dos alimentos utilizados e as boas práticas de manipulação e não esqueça do Call to Action (chamada para a ação)! Essa última casa muito bem com o primeiro conteúdo. 

Ex1: Ao postar um chamativo foodporn no Storys ou Feed, convide seu cliente a executar a ação de arrastar para cima, clicar no link do cardápio ou telefonar para seu número de atendimento.

E por último, mas longe de ser menos importante, pratique a uma das estratégias de maior conversão no mercado de alimentação:

Estratégia do Produto Isca para Instagram/App próprio: 

  • produto com preço extremamente agressivo 
  • Venda exclusiva no seu canal próprio
  • Venda condicionado a um valor mínimo

 
Ex2: Burger por 9,90. Acontece que o pedido mínimo é 20,00. Nesse caso o cliente pediria no mínimo 2 burgers + um complemento para fechar os 20,00.

Para fixar:

IfoodInstagram / Canal Próprio
Tenha a categoria de mais pedidos.Mínimo duas postagens no feed por semana
Trabalhe com combos! Conceito foodporn de imagens e vídeos
Investimento em taxa grátis geram mais resultados do que cupons!Call to action (arrastar pra cima, clicar no link, ligar, etc.)
Indicadores Estratégicos:
Raio de entrega entre 4km e 5km Avaliação a partir de 4,6 Tempo de entrega menor que seus concorrentes Taxa de entrega menor que seus concorrentes Ser super restaurante
Gerar sentimento de pertencimento 
(mostrar o dia a dia da operação, procedimento e manipulação dos alimentos, apresentação descontraída dos funcionários e história da empresa)

Estratégia do produto isca!


Esperamos te ajudar com essa análise do mercado de food servisse e principalmente com as dicas 100% práticas para alavancar seu delivery. Lembre-se que somente a prática será capaz mudar a realidade do seu negócio, então, foca em executar cada dica e acompanhar cada indicador!

Boas vendas e conte com a Pharos!

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