O que é uma pesquisa de mercado e para que ela serve?

Uma boa pesquisa de mercado pode ser essencial para ajudar um empreendedor a compreender melhor seus clientes ou o seu próprio negócio!

Antes de iniciar ou escalar um negócio, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado para entender como é o seu público-alvo e quais são as tendências em relação a novos produtos ou serviços. Portanto, uma boa pesquisa de mercado pode mostrar se um negócio tem perspectivas promissoras de sucesso.

Por meio dela, por exemplo, um empreendedor pode compreender com mais assertividade se é necessário mudar o design do seu produto. Nesse contexto, Edwards Deming, uma das grandes autoridades da Gestão de Processos, dizia que, sem dados, somos apenas pessoas com opiniões.

Neste artigo, você vai aprender:

  • O que é uma pesquisa de mercado?
  • Como fazer uma pesquisa de mercado?
  • Por que fazer uma pesquisa de mercado?
  • Quais são as melhores ferramentas para pesquisas?
  • Quais são os tipos de pesquisa de mercado e qual é a melhor para sua empresa?

O que é uma pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é uma ferramenta de gestão que permite planejar, coletar e analisar dados de um negócio. Ela tem como objetivo gerar conhecimento sobre um mercado e sobre seu público, bem como identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.

As pesquisas de mercado reúnem dados que podem incluir características comportamentais, hábitos de consumo e benchmarks de concorrentes.

Podemos classificar as pesquisas de mercado de duas formas:

  • Pesquisa primária: quando ela é realizada diretamente pela empresa que usará os dados;
  • Pesquisa secundária: quando os dados são coletados ou analisados por terceiros, bem como benchmarks de outras empresas.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

            De acordo com um artigo de Alan R. Andreasen, professor da Universidade de Georgetown especialista em Marketing publicado pela Havard Business Review, os passos para realizar uma boa pesquisa de mercado são:

  1. Determinar como os resultados da pesquisa serão implementados. Isso ajuda a definir melhor o problema;
  2. Determinar o que o relatório final deve conter e como ele deve ser para garantir a implementação dos resultados;
  3. Especificar a análise necessária para “preencher as lacunas” no relatório de pesquisa;
  4. Determinar o tipo de dados que devem ser reunidos para realizar essas análises;
  5. Fazer uma varredura em fontes secundárias para verificar se os dados especificados já existem ou se eles podem ser obtidos de terceiros de forma rápida e econômica;
  6. Se não houver nenhuma saída fácil, projetar um instrumento e um plano de amostragem que produzirá os dados para se adequar à análise que você deve empreender;
  7. Fazer o trabalho de campo, verificando continuamente se os dados coletados atenderão às suas necessidades;
  8. Fazer a análise, escrever o relatório e avaliar se ele terá o efeito pretendido.

A Figura 1 traz um exemplo de uma persona que pode ser construída a partir de uma pesquisa de mercado.

Figura 1

Fonte: Rock Content

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

É importante destacar que uma pesquisa de mercado não se limita, necessariamente, à análise de empresas concorrentes. Ela pode ser fundamental para conhecer o ambiente no qual o negócio está inserido, para entender os seus desafios e para descobrir novas necessidades dos clientes. Além disso, os dados obtidos podem contribuir para novos insights de inovação no negócio.

Portanto, uma pesquisa de mercado permite:

  • Avaliar a viabilidade de um empreendimento;
  • Testar novas campanhas, produtos e serviços;
  • Explorar novos nichos de mercado;
  • Otimizar processos internos;
  • Elaborar estratégias mais competitivas.

Quais são as melhores ferramentas para pesquisas?

Dados e Métricas

  1. O Think with Google é um blog oficial do Google que disponibiliza artigos e relatórios sobre o mercado, comportamento do consumidor e tecnologia. A Figura 2 traz um exemplo de pesquisas de tendências disponibilizadas pelo Tjink with Google;

Figura 2

Fonte: Think with Google

2. O Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo – Sebrae – é uma referência nacional em conteúdo, orientações e pesquisas relacionadas ao empreendedorismo;

Análise de Concorrência

Algumas plataformas podem ajudar a compreender melhor o mercado.

3. Buzzsumo é uma plataforma que analisa o desempenho de campanhas e de conteúdo dos concorrentes;

4. O Website Grader é uma ferramenta gratuita da HubSpot que analisa o site dos concorrentes;

Entrevista com Clientes

O feedback de clientes pode ser uma fonte preciosa de dados, uma vez que eles já conhecem o seu negócio e, por isso, são os melhores para apresentar críticas ou elogios.

5. O SurveyMonkey disponibiliza vários templates e permite elaborar questionários para diferentes propósitos;

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

Hábitos de Consumo

Esse tipo de pesquisa é voltado para o público de uma marca com o intuito de conhecer melhor os clientes de uma empresa a partir dos seus dados de consumo.

Uma das vantagens dessa pesquisa é a possibilidade de criar estratégias de marketing alinhadas às expectativas dos consumidores.

Branding

Essa pesquisa tem como propósito medir a força da marca ante aos concorrentes, além de analisar elementos positivos ou negativos das ações de branding.

Assim, quando a marca não registra um bom desempenho com seu público, melhorias podem ser feitas a partir dos dados gerados pela pesquisa.

Satisfação dos Clientes

É de suma importância mensurar frequentemente a satisfação dos clientes por meio de pesquisas e de análises de feedbacks. Isso é necessário para entender o que faz os clientes continuarem consumindo os seus produtos, além de ser essencial para entender por que outras pessoas deixaram de consumi-los.

Satisfação dos Colaboradores

Essas pesquisas têm como foco mensurar a satisfação dos colaboradores de uma organização, o que é fundamental, uma vez que profissionais motivados tendem a ter bons resultados consistentemente e a permanecerem mais tempo na empresa.

Além disso, alguns reflexos negativos de insatisfação dos colaboradores podem prejudicar o relacionamento com o cliente, bem como sua percepção de valor sobre a empresa.

Conclusão

Com este artigo, você aprendeu:

  • O que é uma pesquisa de mercado;
  • Qual a sua importância;
  • Quais são as suas classificações;
  • Como fazer uma boa pesquisa de mercado;
  • Quais ferramentas podem auxiliá-lo nessa empreitada.

Espero que você possa assimilar bem todo o conteúdo apresentado e, assim, melhorar seus negócios. Continue nos seguindo para ter acesso a mais conteúdos de gestão!

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