Bill Gates afirma que lê aproximadamente 50 livros por ano. Por isso, selecionamos cinco dos títulos mais recomendados por ele, que todos deveriam conhecer.

1 – Onde os Sonhos Acontecem

Este livro apresenta as histórias e os princípios de um líder visionário. Ele foi responsável por transformar a Disney na maior companhia de mídia do mundo. Em Onde os Sonhos Acontecem, o autor compartilha lições que aprendeu ao comandar a Disney e liderar mais de 200 mil funcionários. Além disso, ele destaca os fundamentos da verdadeira liderança, como otimismo, coragem e justiça. Dessa forma, ele oferece um guia prático para quem busca se tornar um líder inspirador.
2 – Avalie o Que Importa

Neste livro, o lendário capitalista de risco John Doerr explica como o sistema de Objetivos e Resultados-Chaves (OKRs) ajudou no crescimento de gigantes da tecnologia como Intel e Google. Em Avalie o Que Importa, a cada capítulo, Doerr detalha como qualquer organização pode adotar esse sistema para alcançar resultados excepcionais. Dessa maneira, ele demonstra como prosperar no mercado competitivo de hoje.
3 – Sapiens

Em Sapiens, o autor leva o leitor a explorar a História da Humanidade. Ele vai desde a evolução do Homo sapiens na Idade da Pedra até os desafios complexos do século XXI. Além disso, ele afirma que o Homo sapiens se tornou a espécie dominante porque é o único animal capaz de cooperar de forma flexível e em larga escala. Assim, o livro oferece uma visão ampla e intrigante sobre o impacto de nossa espécie no mundo.
4 – Aventuras Empresariais

Este é o livro de negócios favorito de Bill Gates. Em Aventuras Empresariais, o autor compartilha histórias sobre fracassos de grandes empresas. Ele explora o que leva organizações ao sucesso ou ao colapso. Em 1991, Gates pediu ao amigo e investidor Warren Buffett uma recomendação de leitura. Sem hesitar, Buffett indicou este livro. Desde então, Gates considera essa obra indispensável para entender melhor o mundo dos negócios.
5 – O Novo Iluminismo
No livro O Novo Iluminismo, o cientista cognitivo Steven Pinker nos convida a rejeitar o alarmismo das manchetes. Além disso, ele refuta as previsões apocalípticas que muitas vezes moldam nossa visão do mundo. Com isso, a obra oferece uma avaliação original sobre a condição humana no terceiro milênio. Ela incentiva uma abordagem mais racional e otimista para o futuro.
Leia também o artigo Salvando os Gestores Inexperientes Deles Mesmos