Benito Baroni
março de 2023
E se nós pudéssemos descobrir quais são os segredos da mente milionária? Mas, por que a mentalidade é tão importante para o sucesso?
Além disso, existem aqueles que ganham muito e não conseguem construir riqueza e aqueles que não ganham tão bem e, mesmo assim, alcançam a liberdade financeira.
Todavia, a questão é: o que diferencia essas pessoas?
Segundo T. Harv Eker, autor do livro Os Segredos da Mente Milionária, é a mentalidade.
Em outras palavras, enquanto uns têm uma mentalidade que atrai prosperidade, outros têm uma que os levará ao fracasso.
Portanto, se quisermos evitar cair no mesmo erro, precisamos aprender mais sobre educação financeira e conhecer mais profundamente como nossos pensamentos afetam nossos resultados.
Para isso, vamos conhecer as principais lições que T. Harv Eker aborda em sua obra através desse conteúdo.
Seja protagonista em sua vida
Nós precisamos acreditar que somos nós mesmos que conquistamos nosso próprio êxito, que promovemos a nossa mediocridade e que nós mesmos estabelecemos nossa própria batalha pelo dinheiro e pelo sucesso.
Não veja obstáculos, mas oportunidades
As pessoas com mente milionária focalizam oportunidades, enquanto as de mentalidade pobre focalizam obstáculos.
Admire pessoas bem-sucedidas
As pessoas de mente milionária admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos, enquanto os de mente pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.
Abençoe aquilo que você quer
O autor nos convida a abençoar aquilo que queremos.
Se encontrarmos alguém com um belo carro, devemos abençoar a pessoa e o carro.
Quando virmos alguém com uma bela família, devemos abençoar a pessoa e a família.
A questão é: se de algum modo você se ressente do que as pessoas possuem, você nunca poderá tê-lo.
Seja remunerado por resultados
As pessoas de mente milionária preferem ser remuneradas por seus resultados, enquanto os de mentalidade pobre pelo tempo que despendem.
Construa patrimônio
Em geral, quando o assunto é dinheiro, as pessoas frequentemente perguntam: “Quanto você ganha?”.
É raro ouvirmos: “Quanto vale o seu patrimônio?”. Pouca gente fala assim, a não ser nos ambientes de alta classe.
Isso porque as pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido, enquanto os pobres focalizam o seu rendimento mensal.
Na realidade, a verdadeira medida da riqueza é o patrimônio líquido e não os rendimentos. Sempre foi e sempre será.
Para determinar o seu patrimônio, some o valor de todas as coisas que você possui – dinheiro, ações, títulos, imóveis, o seu negócio atual, a sua casa – e depois subtraia tudo o que você deve.
Aprenda a administrar seu dinheiro
Os ricos não são mais inteligentes do que os indivíduos de mentalidade pobre, apenas têm hábitos diferentes e mais produtivos em relação às finanças.
Portanto, o que distingue o sucesso do fracasso financeiro é a capacidade que a pessoa tem de administrar o próprio dinheiro.
Modelo de orçamento de Os Segredos da Mente Milionária
Uma aplicação prática que o autor recomenda envolve:
1. manter-se concentrado nos quatro fatores do patrimônio líquido: aumentar os seus rendimentos, engordar a sua poupança, elevar o retorno dos seus investimentos e diminuir os gastos pessoais, simplificando o seu estilo de vida.
2. criar um extrato do seu patrimônio líquido. Atualize em reais tudo o que você tem (os seus ativos) e subtraia o valor de tudo o que deve (o seu passivo). Comprometa-se a monitorar e revisar trimestralmente esse extrato.
3. contratar um consultor financeiro bem-sucedido que trabalhe para uma firma conhecida e conceituada.
O que fazer com toda essa informação?
Por fim, objetivo do livro é a reprogramação do seu modelo de riqueza, começando por identificar e substituir os pensamentos negativos de forma consciente por outros que o fortaleçam. E onde você encontra esses modos de pensar? No livro. Todas as declarações contidas neste artigo são modos de pensar que transmitem força e êxito. Adote todas essas maneiras de pensar/ser, como também essas atitudes como suas.
Decida agora mesmo que a sua vida será melhor se você optar por pensar da forma como foi sugerida aqui em vez de permanecer com os hábitos mentais autodestrutivos do passado. Determine que, de hoje em diante, os seus pensamentos não mais o governam, você é quem os governa. A partir de agora, a sua mente não é mais o capitão do navio: você é o capitão e a sua mente está sob as suas ordens.
Lembre-se: Você pode escolher os seus pensamentos. Além disso, não se esqueça que você deve assumir o controle da sua vida financeira e fazer o dinheiro trabalhar para você se quiser atingir a tranquilidade financeira.
Gostou desse conteúdo? Siga nosso perfil e acompanhe os próximos.
Artigo escrito por Thamara Marcos, consultora empresarial na Pharos Consultoria, formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pesquisadora na área de Governança e Gestão- UECE.
Marcações:
dinheiro empresas segredosdamentemilionaria T. Harv Eker

